Holter! O Que é e Para que Serve?

Este exame chama-se monitorização por Holter e permite estudar o comportamento do coração ao longo do dia, comparando-a com as actividades e sintomas do paciente.
Houve um grande avanço no tratamento das doenças cardiovasculares nos últimos anos e, por conta disso, observou-se um incremento da longevidade da população. Por outro lado, as pessoas estão cada vez mais sujeitas a doenças da senilidade, como a
Insuficiência coronariana: Relacionada ao infarto do miocárdio
Fibrilação atrial: Relacionada ao acidente vascular cerebral.
As duas mais importantes causas de morte no mundo moderno, vale destacar. Tais entidades clínicas são muitas vezes assintomáticas, manifestando-se, não raro, com eventos fatais.
O que é e para que serve?
É um exame que consiste na aplicação de eletrodos no tórax do utente, que são ligados por fios a um pequeno gravador, que será transportado à cintura numa bolsa preparada para o efeito. Durante o exame (24 horas), o paciente pode fazer a sua vida normalmente, exceto tomar banho. Destina-se a detetar alterações e anomalias do ritmo cardíaco durante a atividade diária normal e a avaliar eventuais sintomas de alteração do mesmo, referenciados pelo paciente (palpitações, tonturas ou perda de consciência).
O paciente pode acionar no aparelho o Botão de Eventos, durante a realização do exame, sempre que perceber algum sintoma. Ao apertar este botão, o monitor fará uma marca na gravação e o cardiologista localizará o momento exato de um evento cardíaco específico, o que melhora a análise dos dados.
Principais indicações do Holter:
De forma genérica, o Holter pode ser usado para detecção de arritmias cardíacas, avaliação do risco de eventos adversos em cardiopatias, detecção de isquemia miocárdica e no seguimento a pacientes submetidos a tratamento antiarrítmico com drogas ou dispositivos (marcapasso e cardiodesfibrilador implantável - CDI).
Preparo:
-
Tomar banho antes do exame, pois não será possível tomar banho com o aparelho;
-
Evitar alimentos e bebidas estimulantes como café, refrigerante, bebida alcoólica e chá verde;
-
Evitar aplicar cremes ou pomadas na região do peito, para garantir a aderência dos eletrodos;
-
Caso o homem tenha muitos pelos na região do peito, estes devem ser depilados com lâmina;
-
Os medicamentos devem ser tomados de forma habitual.
Durante a utilização do equipamento não se deve dormir sobre travesseiro ou colchão magnético, porque podem causar interferência nos resultados.
Envolve algum risco?
É um exame completamente seguro sem qualquer risco. Alguns doentes são sensíveis ao adesivo dos eléctrodos mas não é habitual haver reacções alérgicas importantes.
Contra-indicação:
É um exame completamente seguro sem qualquer risco. Alguns doentes são sensíveis ao adesivo dos eléctrodos mas não é habitual haver reacções alérgicas importantes.
Demora aproximadamente 10 a 15 minutos a aplicar o equipamento.
O relatório demora cerca de 7 dias úteis a estar pronto.