Logo

Ecocardiograma ETT

Ecocardiograma ETT

O Ecocardiograma (ETT) utiliza ultra-sons para examinar o coração. Obtém assim imagens em uma e duas dimensões, que permitem avaliar o tamanho, espessura e movimento de diversas estruturas cardíacas. O Doppler cardíaco utiliza ultra-sons e avalia a direcção e velocidade do fluxo sanguíneo dentro do coração.

O ETT é um exame não invasivo e isento de radiação. Por vezes o paciente pode sentir algum desconforto caso seja necessário exercer pressão sobre as costelas para obter imagens cardíacas com melhor definição. Em algumas circunstâncias em que a qualidade da imagem seja deficitária, pode ser usado um contraste especial para ultrassons, administrado por via endovenosa.

 

Porque é feito? 
A decisão sobre a necessidade de realizar qualquer exame é sempre tomada pelo médico, em função das características individuais de cada paciente e das suas queixas ou doença. Em regra, o ecocardiograma transtorácico em repouso pode ser aconselhado para avaliar a existência de alterações cardíacas morfológicas e/ou funcionais passíveis de estar relacionadas com queixas dos pacientes. 

Procedimento: 
É utilizado para visualizar a espessura do músculo cardíaco e das 4 válvulas do coração: mitral, tricúspide, pulmonar e aorta.
Avalia, ainda, o início da artéria aorta e do pericárdio, que é uma membrana que envolve o coração.
Para a realização do exame, o doente está deitado numa marquesa sobre o seu lado esquerdo. É aplicado gel e através de uma sonda serão capturadas imagens em diferentes planos.

Efeito secundários: 
O ecocardiograma transtorácico em repouso não tem efeitos secundários, riscos ou complicações. 

Este exame não carece de preparação específica.

Deve trazer consigo o último eletrocardiograma, raio-x de tórax e o mais recente ecocardiograma se tiver.

Duração do exame: 
Em média, a realização de um Ecocardiograma pode durar desde 15 minutos a uma hora.